Um pouco de tudo sobre o RPG

O que é RPG?

RPG é a sigla em inglês para Role-playing Game, ou “jogo de interpretação de papéis”, onde o jogador assume a identidade, interpretando e escolhendo as ações, de um personagem regido por um sistema de regras.

RPG

Quando surgiu o RPG?

Como eu não estava lá no dia em que o RPG nasceu, o Wikipedia nos conta que o “Dungeons & Dragons, desenvolvido em 1974 por Dave Arneson (dir.) e E. Gary Gygax (Esq.) e publicado pela empresa de Gygax, a TSR, foi o primeiro RPG comercialmente disponível”.

 

Quais são os tipos de RPG disponíveis hoje no mercado?

Muitos!

Só para você ter uma ideia da quantia de RPGs disponíveis (só os de mesa, para usar papel e caneta), tem um maluco na internet, chamado John H. Kim, que catalogou os RPGs e a lista passa de 1.000 títulos!!!

Todos esses títulos estão separados em vários gêneros. Voltando ao Wikipedia, alguns dos gêneros citados são: Contemporâneo, Fantasia, Horror, Humor, Sci Fi, Super Heróis, Universais, entre outros.

E mais, entre os vários RPGs existentes, eles podem ser catalogados dentro de seus respectivos sistemas.  São mais de 45 sistemas que segundo o Wikipedia “é um conjunto de mecânicas de jogo usados ​​em um jogo de role-playing (RPG) para determinar o resultado das ações de um personagem.”. Ou seja,  para cada sistema se entrega uma experiencia de jogo bem distinta (uns para mais e outros para menos).

Acessórios para o RPG

Bom, aqui a lista pode se tornar tão grande quanto a quantia de RPGs. Mas para não tornar isso muito extenso, e chato, irei citar o que é mais óbvio e o que faz parte de meu repertório. Além do mais, os dividi em 2 categorias: AnalógicosDigitais.

Acessórios Analógicos

 

 

 

 

 

Acessórios Digitais

Bom, para cada acessório analógico citado acima, é possível hoje obter uma versão digital. Graças a elas é que hoje eu consigo jogar bem mais RPG do que quando eu era mais jovem. Que bom!

Além disso, é possível acrescentar ferramentas para ambientação sonora, SFX, efeitos visuais em vídeo, imagens etc.

Para não tornar esse post muito longo, aí vai o link para um outro post onde eu listo algumas ferramentas que nós utilizamos para jogar RPG a distância via internet. https://rpgnext.com.br/podcast/bate-papo-com-mamute-e-leitura-de-e-mails/. Caso você queira ouvir o Podcast, sinta-se a vontade, lá eu explico como cada ferramenta listada é utilizada.

O legado do RPG

Por fim, o RPG foi e continua a ser influência para diversas outras mídias:

 

Com isso se encerra… não! Teria muito mais coisa para falar! Mas esse assunto não precisa terminar aqui. Você acha que faltou alguma coisa? Escreva no post! Daremos continuidade ao papo por lá! xD.

Sair da versão mobile