AplicativoFerramentasTecnologia

Ferramentas digitais e softwares para jogar RPG de mesa remoto

Aumente a sua experiência com partidas à distância!

Nesses tempos de isolamento físico por causa da pandemia de 2020, nosso hobby predileto, o RPG de mesa, ganhou mais força ainda. Mas isso só é possível graças às ferramentas digitais e softwares online capazes de conectar pessoas distantes via internet e entregar uma experiência de jogo bem legal!

Esse artigo apresenta uma lista desses programas nas seguintes categorias:

  • Mesas virtuais (VTTs);

  • Programas para Videoconferência;

  • Websites de áudio para ambientação sonora;

  • Softwares modificadores de voz;

  • Gerenciadores de campanhas.

 

  • Mesas virtuais (VTTs)

    Virtual Tabletops são programas que simulam as mesas de RPG da vida real e que adicionam uma camada de otimização, como rolagens de dados automáticas, efeitos de luz, linha de visão dos personagens, ambientação sonora, entre muitos outros recursos.

    • Roll20


      Roll20 é uma ferramenta 2D que roda no navegador de internet (usando o servidor da própria startup), como um website qualquer. É bem simples de usar e possui uma ampla comunidade usando e compartilhando conteúdo. Tem material licenciado dos principais sistemas de RPG.

      Free / Plus $4.99 dólares por mês / Pro $9.99 dólares por mês.

      Se quiser ver o Roll20 em ação, assista à esse episódio da Casa da Morte:

 

    • Foundry VTT



      Foundry Virtual Tabletop é uma ferramenta 2D disponibilizada em 2020 com um layout mais elegante do que o Roll20. Se comparado ao Roll20, possui uma grande diferença que é: ele não roda em servidor próprio, mas sim no computador em que for instalado. Talvez seja por isso que os desenvolvedores optaram por um modelo de negócios que traz um custo único de aquisição da plataforma ao invés da cobrança de uma mensalidade. Para quem está acostumado ao Roll20, o Foundry VTT traz uma série de novos recursos visuais e de gameplay para sua mesa de RPG virtual.

      50.00 dólares numa única compra.

 

    • TaleSpire


      TaleSpire é sem dúvida a mesa virtual mais bonita de todas aqui! O motivo? Ela é em 3D! No entanto, o que se tem em visual, carece em funcionalidade. Talvez isso possa te incomodar e até atrasar ou dificultar um pouco a partida remota com seus amigos, e mais, diferentemente das outras plataformas, que podem receber facilmente qualquer arquivo de imagem 2D, como mapas e tokens da internet, TaleSpire depende de assets em 3D para compor todo o cenário de sua aventura de RPG. Caso esses detalhes não te incomodem, essa pode ser a sua mesa virtual definitiva de 2020.

      Estimativa de lançamento em 2020.

 

    • Fantasy Grounds


      Esteticamente e tecnicamente a mesa virtual Fantasy Grounds é semelhante ao Foundry VTT. Ela também é uma ferramenta em 2D e roda em servidor local, ou seja, no computador em que for instalado. Também possui uma ampla comunidade usando e compartilhando conteúdo e tem material licenciado dos principais sistemas de RPG. Talvez seu maior ponto negativo seja a curva de aprendizado alta necessária para dominá-la e usá-la durante as partidas. Ah! E na data dessa postagem, uma versão melhorada em Unity se encontra em desenvolvimento.

      Free Demo / Standard $3.99 dólares por mês / Ultimate $9.99 dólares por mês.

 

    • MapTool


      Imagem do Maptool - Fim de combate contra HobgoblinsDe todas as ferramentas acima, MapTool é a mais antiga. Inclusive foi com ela que iniciei as partidas da aventura A Mina Perdida de Phandelver, quando tinha sido recém lançado o D&D 5e. Ela é uma mesa virtual 2D gratuita que compõem um conjunto de ferramentas chamada RPTools. Seu propósito não é só jogar RPG, mas jogos de tabuleiro em geral, principalmente os que utilizam miniaturas. Ela roda em Java e deve ser instalada no computador de todos os participantes. De todas as plataformas aqui citadas, essa é a que possui menos funcionalidades embarcadas. No entanto, para quem gosta de programar, e mesmo com pouca habilidade, conseguirá configurá-la para a sua partida de RPG. Basta dedicar tempo para isso, e buscar auxílio na comunidade.

      Free.

 

  • Programas para Videoconferência

    Discord, Skype, Google Meet, Zoom, Vsee são alguns exemplos de softwares que permitirão você e seus jogadores se conectarem remotamente para jogar RPG. Todos eles possuem a opção de vídeo caso queiram se ver durante a partida. Vale lembrar que a própria mesa virtual Roll20 possui essa funcionalidade embarcada, o que é uma mão na roda (quando funciona certinho!).

 

  • Websites de áudio para ambientação sonora

    Ouvir uma música, som ambiente ou efeito sonoro durante uma partida de RPG é algo essencial para criar uma experiência mais imersiva e divertida durante uma partida de RPG. Para isso existem produtores de conteúdo sonoro para esse fim.

 

    • Tabletop Audio


      Tabletop audio é um website com sons ambientes e música originais de 10 minutos para jogos de RPG de mesa. Também conta com um SoundPad, onde o mestre pode selecionar diversos SFX e gerar um link para que os jogadores possam se conectar e ouvir a sonorização em tempo real.

      Free / Novas versões de áudio para apoiadores no Patreon.

 

  • Softwares modificadores de voz

    Além de sonorizar as partidas de RPG com músicas, sons ambiente e efeitos sonoros, por que não modificar a própria voz durante a interpretação de um personagem? Para isso existem programas capazes de modular a voz para se parecer até com personagens de sexo oposto.

 

    • MorphVOX Pro

      MorphVox Pro - Programa de modulação de voz

      MorphVOX PRO é um software capaz de alterar a sua voz em tempo real para diversos outros tipos. Junto de seus pacotes de efeitos, que podem ser baixados e instalados, é possível alterar a sua voz para diversos tipos de vozes de homens, mulheres, crianças, androides e robôs, bem como criaturas de fantasia como, por exemplo, goblins, orcs, gigantes, mutantes, fadas e mortos-vivos.

      $39.99 dólares numa única compra, mas pode ser adquirido na Steam em reais por um menor preço.

 

  • Gerenciadores de campanhas

    Por fim, os Gerenciadores de Campanha são ferramentas que auxiliam no registro de tudo o que está ocorrendo durante uma longa aventura, ou várias aventuras dentro de um mesmo universo, reino ou ambientação.

 

    • Kanka


      Kanka é uma ferramenta online acessível através no navegador de internet. Nela os jogadores da partida de RPG podem manter registros de personagens, famílias e locais, bem como as relações entre eles. Ela possui um acesso gratuito e suas versões pagas concedem vantagens como, por exemplo, mais memória de armazenamento para imagens e customizações da campanha.

      Free/ $5.00 dólares por mês / $25.00 dólares por mês.

 

Gostou desse post? Não se esqueça de deixar um comentário e compartilhar! Caso queria sugerir alguma ferramenta ou plataforma, deixe escrito nos comentários que mais tarde eu volto aqui para atualizar essa publicação. Obrigado.

Bom RPG a todos! =D

Etiquetas
Mostrar mais
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: