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RD&D5e#001: Criando uma aventura de RPG One-Shot | Aventura D&D 5e

Bem vindo ao primeiro episódio do Regras do D&D 5e, um podcast produzido pelo RPG Next que discute as regras dos livros da 5ª edição do Dungeons and Dragons.

O Podcast de hoje é trazido a você por audible.com – faça o download gratuito de um audiobook e obtenha 30 dias de teste gratuito em www.audibletrial.com/RpgNext. São mais de 180.000 títulos para escolher para o seu iPhone, Android, Kindle ou MP3 player.


Proposta: Criar uma aventura de RPG One-shot (curta o suficiente para terminar em uma ou duas tardes) para o D&D 5e.

Requerimentos: A aventura deve suportar duas mesas de jogo com 4 a 5 jogadores iniciantes cada uma e 1 mestre por mesa.

Referência Bibliográfica: Capítulo 3 (pág. 71): Criando Aventuras do livro Dungeon Master’s Guide – D&D 5e.


A Floresta do Mal!

 

1) Uma ameaça Crível

Por causa de uma queimada “acidental” que perdeu o controle na floresta, os seres féericos que vivem nela ameaçaram o cidade como forma de retaliação.

 

2) Um Plot Twist Criativo dentro de uma trama clichê.

Bruxo amaldiçoado criou amuletos de Ilusão que altera como um ser é visto e ouvido por outros. Com o intuíto de proteger a floresta negra de invasores, seus ocupantes vestem esses amuletos sem saber que são percebidos por humanos da cidade adjacente. As pessoas que entram na floresta encontram esses “monstros” e acabam sendo mortos por sua agressividade ou fogem de volta para a cidade para contarem suas histórias.

 

3) Um Foco claro no Presente

Floresta Negra é misteriosa e mágica. A cidade, chamada de Canto Calmo, proíbe a entrada na floresta por conta de seres horrendos e medonhos e que lá habitam. Os que entraram nela e nunca saíram, provavelmente viraram comida dos seres feéricos.

 

4) Hérois que façam a Diferença.

Os aventureiros devem decidir qual será a divisão da equipe que trilhará cada um dos dois caminhos: Floresta ou Subterrâneo.

 

5) Algo para cada tipo de Jogador.

 

  1. Interação Social (encontro na cidade)
  2. Exploração (seguindo a trilha)
  3. Combate (encontros)

 

6) Surpresas!

Quando os jogadores se encontram na clareira da Floresta Negra eles se deparam um com os outros sob a ilusão dos amuletos. Esta ilusão não se aplica aos objetos de grande apego emocional dos personagens.

 

7) Mapas Úteis

Não utilizaremos mapas nessa aventura One-Shot.

 

Estrutura da Aventura.

INÍCIO

 

  • Gancho: Pedido de ajuda da cidade baseado em contos de fadas absurdos que ninguem acredita.
  • Os aventureiros encontram papeis na redondeza sobre o caso, distribuidos por Bethão, a líder militar da cidade.
  • O Ancião da Cidade, Euclídes, entrega os amuletos de proteção de acordo com o caminho escolhido pelos jogadores. (Floresta / Subterraneo).
    • Amuleto da Sorte: +1 contra as criaturas feericas.
      • Na verdade: O amuleto altera a imagem total do usuário para os demais. E somente funciona dentro da floresta. Mas, todos que tem o mesmo amuleto nao sofrem do efeito da magia.
        • ref: Major Image – Magia de Warlock nível 3.
  • Euclides explica que em cada um dos caminhos disponíveis se encontra 1 item mágico de grande poder que ajudará na missão.
    • Beserker Axe (pág. 152 do Dungeon Master’s Guide)
    • Armadura da Invulnerabilidade com resistência a golpes de contusão, mas vulnerabilidade a golpes cortantes e perfurantes (pág. 155 do Dungeon Master’s Guide).
      • Ambos os itens são amaldiçoados.
  • Pedrinho: Curioso, se aproxima dos aventureiros.
  • Esmeralda: Dona da taverna.
  • Osvaldo: O agricultor.

 

MEIO

 

  • Os aventureiros encontrarão Gnomos da floresta e outras criaturas boas, mas somente no final descobrirão que mataram os mesmos.
  • Irem pela floresta ou pelo subterrâneo.

 

FLORESTA NEGRA

Encontro 1- Médio (300xp / 2 Tipos de Monstros)

  • Aqui os aventureiros encontram o Machado amaldiçoado.
2x Sprites (aparência de pequenos Demônios alados) 1x Swarm of Insects (aparência de insetos nojentos)
 Sprite-Img  Swarm-of-Insects-Img

 

 

SUBTERRÂNEO ESQUECIDO: O corredor estreito logo se abre em uma caverna…

Encontro 1- Médio (300xp / 2 Tipos de Monstros)

  • Aqui os aventureiros encontram a Armadura amaldiçoada.
2x Swarm of bats (com aparência de morcegos horrendos) 1x Deep Gnome (aparência de Wendigo)
  Swarm of Bats Img  Deep-Gnome-Img

 

Encontro 2- Dificil (300xp)

Os aventureiros se encontram em uma clareira no meio da Floresta Negra. Por causa dos amuletos, eles se enxergam como criaturas bizarras. Possível combate se inicia aqui.

 

FIM

  • Um ser feérico (Flix Toco-Pressa) aparece gesticulando, pois a sua fala é inteligível, para os aventureiros tirarem seus amuletos durante o combate mortal entre eles. Ele retira seu próprio amuleto revelando sua forma real de Gnomo para os Heróis. Flix consegue dialogar alguns minutos antes de ser morto por Euclides.

Wendigo Form

  • Somente quando alguém retirar o amuleto que ele poderá ser visto em sua forma original por outros.
  • Aparição do Euclídes e encontro final.

 

    • Euclides explica que os herois, que não fazem parte da floresta, não deveriam estar ali e que o incêndio causado por ele foi a unica forma que encontrou de afastar a cidade de investidas na floresta. Essas investidas iriam acordar o Grande Tarrasque, destruidor de Reinos.
    • Agora Euclides se vê diante de sacrificar a todos da floresta. Todos que estão usando os amuletos acabam caindo em um sono profundo. Euclides se volta para os Heróis e os ameaça. Os heróis não tem outra alternativa a não ser lutarem.

 

Encontro 3- Mortal (400xp)

Euclides Warlock Nível 6 + Imp

Euclides o Bruxo  Imp
  • Se os Heróis derrotarem Euclides, o Tarrasque acorda.
  • Caso contrário, Euclides sacrifica os Heróis.

 

NPCs Importantes:

  • Euclídes (Vilão): Amaldiçoado
  • Bethão: Halfling fêmea careca que recebe os aventureiros na cidade.
  • Pedrinho: Um dos moradores da cidade que resolveu entrar na Floresta e conseguiu fugir após correr muito. Ele acredita que teve sorte por ter saído com vida.
  • Esmeralda: Dona da taverna acredita que alguém precisa negociar um novo acordo com os seres feéricos.
  • Osvaldo: O agricultor que, mesmo discordando, foi responsável pelo início do incêndio na floresta.
  • Flix Toco-Pressa:  Gnomo no final da Aventura.
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